A "kata" é uma sequência de movimentos que contêm uma série lógica e prática de técnicas de ataque e defesa. Em cada kata existe um número pré-determinado de movimentos que o aluno pode praticar sozinho.
Kata é por definição, um combate com um adversário imaginário. Mas, na verdade é muito mais que uma simples definição. O Kata pode ser considerado a alma de um treino de Karaté.
Esquema ou diagrama
É a memorização dos movimentos do Kata. Com suas direcções, golpes aplicados movimentações de cabeça e olhares. Para que isso ocorra é preciso que seja feita uma memorização de todos os movimentos executados no kata. Dessa forma o corpo responde quase que instintivamente aos movimentos, sem que seja necessário parar para pensar no que vem a seguir.
Respiração
A Respiração é um ponto muito importante para o desempenho de um bom kata. Com isso pode-se dosear o esforço e energia gasta em cada movimento. Através desse recurso é possível aumentar força e a velocidade além de ajudar na concentração e ainda ressaltar pontos importantes do kata, como aqueles acompanhados de kiai.
Tempo
Para que se faça a sequência de movimentos do kata, é necessário obedecer a um tempo de execução de cada movimento. O objectivo dessa sequência diferenciada, é exactamente a simulação de uma luta, onde diferentes movimentos são representados em tempos e situações diferentes.
Kime
O kime, que é a junção de força e velocidade tem como objectivo dar "vida" ao kata, demonstrando movimentos firmes, rápidos e com definição.As katas foram criadas por anteriores Mestres, depois de muitos anos de pesquisa, treino e real experiência de combate.
Quase todas as katas de Goju-Ryu foram transmitidas pelo Sensei Kanryo Higaonna, exceptuando as katas Gekisai dai ichi, Gekisai dai ni, Tensho e a actual versão da Sanchin, a principal kata do estilo.
Existem dois agrupamentos das katas de Goju-Ryu: as katas Heishugata e as katas Kaishugata.
As katas heishugata significam literalmente "kata de mãos fechadas". Na realidade o significado é o constante estado de contracção mantido ao longo de toda a kata, isto é, "fechar" ou contrair os músculos. Este tipo de katas desenvolve a força física, resistência e controle da respiração. As katas heishugata são a Sanchin e a Tensho.
As katas kaishugata significam literalmente "kata de mão aberta". Neste tipo de kata os músculos mantêm-se "abertos" ou relaxados permitindo movimentos rápidos e fluídos. A contracção dos músculos do corpo e a concentração do poder em Tanden ocorre num momento da execução de cada técnica. Todas a outras katas de Goju-Ryu, excepto a Sanchin e a Tensho pertencem a esta categoria.
Apresenta-se a seguir o nome e significado das katas de Goju-Ryu. Muitos dos nomes são números chineses simbolizando conceitos budistas. Todas as katas começam com uma técnica de defesa, para nos lembrar que as artes marciais servem para defesa de nós mesmos e dos valores mais importantes da sociedade.
Sanchin significa três batalhas. A batalha entre o corpo, mente e espírito. Este kata ajuda à correcta respiração, kime, foco e força, bem como uma grande resistência ao impacto através do treino contínuo.
Gekisai dai ichi / Gekisai dai ni Significam ataque e destruição. Estas katas, foram inicialmente introduzidas pelo Sensei Chojun Miyagi em 1940. Este nome fica a dever-se à época em que foram criadas estas katas, o periodo da 2ª Guerra Mundial, Dai Ichi - número um, Dai Ni - número dois.
Saifa Romper e esmagar ou esmagar e partir em bocados. Esta kata é de origem chinesa e foi trazida para Okinawa pelo Sensei Kanryo Higaonna. Ataques para os lados e técnicas de libertação são realçados nesta kata. Os ataques são circulares com movimentos livres nas articulações dos pulsos, cotovelos e ombros como um chicote aumentando a velocidade e força.
Seiyenchin Controlar e puxar. Esta kata é caracterizada pela respiração e movimentos lentos com muchimi. Todos os movimentos são técnicas de mãos, sem pontapés. Esta kata dá ênfase às posições fortes e estáveis e tal como o seu nome diz, existem muitas técnicas de puxar e atacar.
Shisochin, Significa ataque a quatro portas ou ataques e defesas em quatro direcções. Também de origem chinesa, esta kata foi ensinada ao Sensei Kanryo Higaonna pelo Sensei Ryu Ryu Ko. Movimentos de esquiva e de empurrar são realçados por movimentos de anca acentuados. Para além de técnicas de empurrão para distanciar o oponente, esta kata contém também técnicas de corpo a corpo, tais como ataques e chaves às articulações.
Sanseru Significa o número 36, calculado pela fórmula 6x6. O primeiro 6 representa a vista, a orelha, o nariz, a língua, o corpo e o espírito e o segundo 6 representa a cor, a voz, o paladar, o cheiro, o tacto e a justiça. A kata tem igualmente 36 movimentos.
É caracterizada por movimentos rápidos na defesa de ataques de curta distância.
Seipai Significa o número 18, calculado a partir de 6x3. O número 6 representa o mesmo que o segundo 6 da Sanseru (cor, a voz, o paladar, o cheiro, o tacto e a justiça). O número 3 representa o bom, o mau e a paz.
Sesan Significa o número 13. Esta kata dá ênfase à luta de curta distância com socos curtos e pontapés baixos em várias direcções. É caracterizada pela combinação de técnicas rápidas e explosivas contrabalançando com técnicas lentas e pesadas executadas com muchimi.
Kururunfa Significa o número 19 ou parar o ataque que vem e partir. Nesta kata, sobressaem o Tai Sabaki e os movimentos rápidos.
Suparimpei Significa o número 108. O antigo nome desta kata era Pichurin. Havia também antigamente 3 variantes desta kata, o Dai, Chu e Sho. Actualmente pratica-se a variante Sho. O número 108 tem um significado especial no Budismo, visto que acreditam que há 108 paixões demoníacas. Calcula-se pela fórmula 36x3. O número 36 tem o mesmo significado de Sanseru e o número 3 representa o passado, o presente e o futuro."